Como construir a melhor e mais eficiente assembleia condominial?

  • Post author:
  • Post category:Gestão

Você, como síndico, deve estar ciente da importância da assembleia condominial: é necessário reunir todos os moradores na mesma “página”, já que é só dessa maneira que se pode alinhar as decisões necessárias com as opiniões dos condôminos. Contudo, em meio a tanta importância está a preocupação em construir reuniões efetivas e dinâmicas.

Essa também é uma questão importante para você? Então, siga a leitura e confira as nossas dicas sobre o assunto! 

Faça um bom planejamento da reunião

Para construir e ministrar uma assembleia condominial de sucesso, é necessário definir o objetivo da mesma. Por isso, antes de convocar os moradores, é essencial que você determine os pontos-chave da reunião. Qual é o objetivo desse encontro?

Esclarecer esses pontos, assim como a pauta, é o que dará vida à assembleia e norteará todo o debate. Uma boa dica para construir reuniões condominiais dinâmicas e nada cansativas é definir entre 3 a 5 assuntos para cada encontro. Mantenha o número de pautas nesse limite, afinal, o seu objetivo é motivar os moradores e mantê-los engajados com as questões, certo?

Ofereça um ambiente confortável

Prezar pelo conforto dos condôminos também é um ponto importantíssimo para construir boas assembleias. Isso porque os participantes, ao perceberem o seu esforço para viabilizar uma sensação de bem-estar no local, vão relacionar a sua gestão com compromisso e empenho.

Além de oferecer cadeiras confortáveis, disponibilizar comes e bebes simples — como bolachinhas e café — e uma iluminação adequada, é necessário estar atento ao local onde a assembleia acontece. Obviamente, locais muito pequenos são realmente desconfortáveis, mas grandes demais também não são boas pedidas, já que promovem distrações.

Conte com o apoio da tecnologia

Você já deve ter ouvido falar que apresentações digitais causam muito mais impacto do que apenas alguém discursando sobre o assunto. Nesse sentido, é válido preparar uma apresentação de slides chamativa e com bastante imagens: os moradores terão outra impressão sobre o evento.

Há outra estratégia tecnológica que pode ajudar você a propor melhores reuniões condominiais: os aplicativos voltados ao assunto. Existem apps que podem auxiliá-lo na organização de pautas, comunicação com os condôminos e até os que viabilizam a escolha da melhor data para a assembleia. 

Preze a objetividade nos encontros

A gente sabe que a sua rotina de síndico é bastante corrida, também sabemos que os moradores do condomínio contam com um dia a dia cheio de afazeres. Logo, essa questão precisa ser considerada. Os encontros com os condôminos devem ser norteadas por dois termos: objetividade e foco.

Contar com pautas concretas e assuntos bem definidos é um bom jeito de trilhar esse caminho, mas há questões que podem “destruir” a ordem da sua reunião, como as conversas paralelas ou brigas entre os moradores.

Durante a assembleia condominial, você, como síndico, tem o papel fundamental de manter a organização do evento e “segurar as rédeas” durante o bate-papo. Afinal, a gente sabe que esse ponto pode ser o mais complicado durante a reunião com os moradores do condomínio.

Foi por isso que preparamos um material focado em mediação de conflitos. Siga a leitura e saiba qual é a melhor postura nesse cenário!