Internet das Coisas: o que é e como pode ser usada em casa?

Você já ouviu falar sobre Internet das Coisas? O conceito, que foi apresentado em 1999 pelo especialista em tecnologia Kevin Ashton (Inglaterra), tem revolucionado a nossa rotina e a forma como nos relacionamos com os ambientes. 

Mesmo que você não saiba muito bem o que o termo “Internet of Things” significa, a gente tem quase certeza de que já utilizou alguma tecnologia que acompanha essa inovação. Nesta leitura, você descobre o significado de IoT, além de conferir os benefícios e como tornar a sua casa inteligente.  

Ficou curioso para saber do que esse conceito se trata? Então acompanhe o post e entenda mais sobre essa tendência! 

Mas afinal, o que é IoT? 

O desejo de conectar objetos já está presente na humanidade desde 1991, quando a Internet e a conexão TCP/IP começaram a se popularizar. Mas o termo que estamos tratando hoje surgiu mesmo em 1999, em uma palestra do pesquisador e especialista Kevin Ashton. 

Na época, o especialista previu que, por conta da rotina corrida e da limitação de tempo, as pessoas começariam a se conectar à Internet para solucionar questões do dia a dia. E não é que isso aconteceu mesmo? Já estamos na segunda década dos anos 2000 e tudo está conectado! É exatamente sobre isso que a Internet das Coisas trata.     

Quais são os benefícios da Internet das Coisas? 

A conexão entre os nossos objetos garante facilidades que dificilmente seriam previstas. A IoT garante resoluções rápidas, mais seguras e assertivas. Ainda mais quando o assunto é Casa Inteligente (aplicação da Internet das Coisas em projetos arquitetônicos).

Nesse caso, os eletrodomésticos ganham ainda mais funções e facilitam ainda mais a vida dos donos, mas a aplicação do IoT não se resume nesses aparelhos. É possível encontrar diversos elementos conectados nas “casas do futuro”: espelhos, fechaduras e até nas lâmpadas dos ambientes.  

Como o IoT pode se relacionar com o meu cotidiano? 

Como prometido no começo do post, vamos provar para você que, mesmo não estando familiarizado com o conceito de Internet das Coisas, possivelmente já se deparou com algum elemento conectado. A seguir, conheça alguns exemplos de elementos IoT:

Smart TV

Esse é, certamente, um dos objetos IoT mais frequentes na vida das pessoas. As televisões com conexão permitem que você navegue na Internet, confira programações nas plataformas de streaming e, dependendo das possibilidades do aparelho, até controlar tudo por voz.   

Geladeira inteligente

Imagine que você está no supermercado e não se lembra o que está faltando na sua geladeira, então, você desbloqueia o seu smartphone e confere tudo pela câmera dentro do seu eletrodoméstico. Isso não é a descrição de uma cena do desenho dos Jetsons, mas sim a atualidade!

As geladeiras inteligentes permitem que você visualize imagens de dentro delas, receba notificações no celular quando algum alimento está acabando, em alguns casos fazer uma compra online por elas e até controlar a temperatura via smartphone. Incrível, não é?  

Espelho com internet

Olhar para o espelho e se deparar com informações do tempo, por exemplo, além do reflexo da sua imagem, parece distante da sua realidade? Fique sabendo que os espelhos IoT já existem e alguns se assemelham à sua tela do smartphone: é possível ver vídeos, notícias e até checar o feed das suas redes sociais.

Se a sua leitura chegou até aqui, você deve estar convencido de que o futuro já chegou e que, para ter uma casa inteligente, com diversos elementos da Internet das Coisas, não é necessário viajar no tempo e nem gastar muito dinheiro. Inclua qualquer um dos exemplos do texto na sua casa e observe as vantagens da tecnologia! 

E então, você gostou deste post? Compartilhe todo esse conhecimento nas suas redes sociais: seus amigos também vão curtir!