Guia para escolher o melhor tipo de piso para quarto

Independentemente de você estar reformando ou construindo, a escolha do piso para os quartos nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando consideramos tantas opções de tipos de piso para quarto e a variedade de cores disponíveis. Porém, agora que você está lendo o nosso guia sobre o tema, todo o processo vai fluir tranquilamente.

Nesta leitura, você descobrirá quais são os pontos essenciais antes de escolher o piso, ficará por dentro dos principais tipos de piso para quarto e ainda confere algumas noções sobre a escolha de cores para o revestimento.

E aí, conseguimos despertar a sua curiosidade sobre o assunto? Então comece agora a aproveitar o seu guia para a escolha do piso para quarto!  

O que eu não posso ignorar na hora de escolher o piso para quarto?

Antes de qualquer coisa, para escolher o piso ideal para o quarto é preciso entender o seu cenário. Afinal, nem sempre um piso que é perfeito para determinado projeto será perfeito para o seu. Acompanhe os seguintes tópicos para saber o que analisar na hora de definir o melhor revestimento para o chão!   

Conforto térmico

É comum que o piso do quarto não seja frio, justamente por considerar o conforto térmico dos moradores. Então, materiais como madeira ou laminado (você descobre mais sobre cada um deles a seguir) são as melhores opções para quem prioriza os pés quentinhos. É claro que se você não gostar da ideia, é possível conciliar o chão frio no quarto com a inclusão de alguns tapetes. 

Alergias

Leu a palavra “tapete” e já pensou nas crises de espirro? Isso também precisa ser observado! As alergias respiratórias dos moradores também precisam ser consideradas na hora da escolha, isso porque a retirada do pó do chão pode ser um pouco mais desafiadora em alguns casos. Se essa for uma grande preocupação para você, priorize pisos que não se deterioram caso higienizados com água.

Estética

Entenda que o seu gosto pessoal e o da sua família precisam ser levados em consideração na hora de escolher um piso para quarto. É claro que as inspirações de outros projetos e revistas de decoração são sempre bem-vindas, mas na hora de determinar o melhor tipo de piso seja fiel aos seus gostos estéticos, afinal, quem vai morar na casa e circular pelo quarto é você e a sua família!   

Quais são os tipos de piso que eu preciso conhecer antes de escolher o ideal?

Agora que você já conhece alguns dos principais pontos para definir o melhor piso para o seu quarto, é hora de conhecer as particularidades das suas possibilidades. Se você já pesquisou sobre os revestimentos para chão, deve saber que há uma infinidade de tipos de pisos. Que tal conhecer os principais e mais utilizados nos projetos de quartos? Então veja a lista que preparamos!

Laminados

Os pisos laminados podem, muitas vezes, imitar o padrão amadeirado, mas garantem uma instalação e preço mais acessíveis. Essa escolha é interessante para quem não quer investir tanto no revestimento, mas ainda assim deseja um piso quente, não quer abrir mão da sofisticação do amadeirado e prioriza o desgaste mínimo durante o período de uso (com os cuidados necessários, o piso laminado dura por muitos anos).

Madeiras

Geralmente em formato de tacos, o piso de madeira para o quarto é uma escolha clássica. Como comentado no tópico acima, o investimento em um piso de madeira é maior que as outras opções citadas e o processo de instalação é trabalhoso (portanto, a mão de obra é acrescida), porém, para quem está disposto a investir o montante, a qualidade do material e sua sofisticação são certeiras.

Porcelanato

Se você pensa em instalar um piso frio no quarto, o porcelanato é uma opção super considerável. A versatilidade das peças e o acabamento são os pontos altos dessa opção. A limpeza também é bastante facilitada nesse tipo de revestimento. Porém, para garantir um resultado estético satisfatório, é importante ter bastante cuidado com riscos, pois as peças de porcelanato são bastante frágeis para esse tipo de problema.

Vinílico

Os pisos vinílicos são uma opção sustentável e prática. Tendo como matéria-prima o PVC, ele é feito a partir de materiais reciclados. A resistência e a fácil manutenção são os pontos altos desse piso, a limpeza do chão também é facilitada para essa possibilidade. Ele pode ser uma opção para quem não deseja abrir mão do padrão amadeirado, mas que prioriza a economia.

Escolhi o piso, e agora como defino a cor do revestimento?

Entendendo quais são as principais possibilidades de tipo de piso para quarto e escolhendo entre elas, o próximo desafio é determinar a cor do revestimento. Separamos alguns conhecimentos práticos para guiar você nessa escolha. Veja agora!

Tonalidades claras

Perfeitos para quem deseja maior sensação de amplitude no cômodo, os pisos claros são boas opções para os projetos com foco em iluminação, versatilidade, aconchego e elegância. Os estilos decorativos clássicos, modernos e ousados adotam o piso claro com bastante facilidade.

Cores escuras

Para quem sabe o que quer e não se preocupa tanto com a versatilidade do estético do quarto, os pisos escuros caem como uma luva. Vale a pena investir nessa tonalidade caso você priorize um ambiente clássico, luxuoso e sofisticado.

Cores vivas

Verde, amarelo, rosa e até azul, os pisos de cores vivas também podem ser opções para o projeto do seu quarto. Lembre-se, porém, de que a versatilidade dessa coloração não é alta e a paleta de cores do quarto pode se manter menos aberta às possibilidades. 

Chegando até aqui, você já deve ter uma noção maior sobre os tipos de piso para quarto e já imagina como ficará o seu quarto depois de aplicar o seu revestimento preferido. A nossa dica final para a escolha do piso é que você observe no seu quarto as amostras dos pisos que mais gostou, assim, você poderá entender melhor como o material e tonalidade se adaptam à iluminação do cômodo.

E então, você gostou do nosso material sobre tipos de piso para quarto? Saiba que os conteúdos da Diretório são postados em primeira mão na nossa página oficial. Então, se não quiser perder mais nada, curta a Diretório da Arquitetura no Facebook!