You are currently viewing Vazamento de gás: proteja o seu condomínio!

Vazamento de gás: proteja o seu condomínio!

Um vazamento de gás em um ambiente residencial pode se tornar uma grande dor de cabeça para os moradores. Isso pelo fato de que esse tipo de situação é capaz de provocar muitos transtornos e prejuízos ao longo do tempo, sem falar no perigo que essa falha oferece.

Grande parte dos acidentes que acontecem em condomínios, apartamentos, casas, entre outros, aumenta as chances de ocorrer vítimas fatais. No entanto, isso pode ser evitado se houver a devida instalação e manutenção necessária dos equipamentos que fazem parte do controle e distribuição de gás.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você entenda como ocorre esse tipo de vazamento e como proteger os condomínios dos problemas relacionados a isso. Continue lendo!

Canalização de gás em condomínios

É bastante normal que diversos condomínios utilizem o sistema de gás canalizado em vez de optar pelo método mais comum dos lares brasileiros: o uso desse produto por meio de botijões.

Esse gás distribuído pelas tubulações — muito usado em grandes centros urbanos — proporciona muito mais comodidade para os moradores, principalmente pelo fato de eles arcarem com os custos juntamente a outras despesas, sem ter o trabalho de estar trocando botijões constantemente.

Contudo, esse método engloba riscos estruturais, tanto para edifícios quanto para moradores, caso não haja a devida manutenção correta de todo o sistema de distribuição e recebimento do gás.

Como ocorre o vazamento de gás em condomínios

Esse problema pode acontecer por conta da falta de manutenção no sistema de distribuição ou quando a instalação dos mecanismos responsáveis pela distribuição for feita de maneira incorreta. Por se tratar de um produto muito sensível, é essencial controlar todos os processos referentes às manutenções. Dessa forma, você diminuirá as possibilidades de vazamentos em áreas compartilhadas no condomínio.

É muito comum que equipamentos de gás canalizado se encontrem em ambientes com maior ventilação, uma vez que o objetivo dessa prática é evitar que o produto se concentre no mesmo local. Isso acontece pelo fato de que pontos fechados aumentam as chances de explosão por conta do vazamento e acúmulo.

Sendo assim, é fundamental que os condôminos tenham a devida atenção a dois fatores: a verificação do fechamento de todas as bocas do fogão, bem como o canal de distribuição que se encontra dentro da residência. São questões simples, porém, essenciais para evitar que ocorra o vazamento de gás dentro de um imóvel e, por conseguinte, um acidente.

Responsabilidade sindical no caso de vazamento de gás

A responsabilidade do síndico envolve áreas comuns, como os espaços de lazer. Assim, é essencial que ele esteja atento às manutenções periódicas, uma vez que qualquer descuido pode provocar sérios acidentes ou danos ao condomínio.

De acordo com a Agencia Nacional de Petróleo, é responsabilidade da distribuidora garantir a manutenção e vistoria da matriz da canalização, mas o síndico também precisa cumprir com o cronograma e realizar a auditoria para validação.

Além do mais, é possível que o vazamento ocorra por conta do uso indevido do espaço pelos condôminos, como deixar a boca de um fogão aberta, por exemplo. O mais importante é que haja uma conscientização geral de todos os moradores a fim de evitar que um dano maior seja produzido.

Principais sinais de vazamento de gás e como evitar

Se houver a constatação de vazamento de gás ou qualquer imprevisto no sistema, ações necessárias devem ser aplicadas para que o reparo seja realizado o mais rápido possível e de modo profissional e seguro para o bem-estar de todos os residentes do condomínio.

Para evitar maiores contratempos, é preciso de bastante atenção de todos os envolvidos, por isso, é fundamental que todos estejam atentos para quaisquer manifestações que possam promover algum problema relacionado ao vazamento de gás. Confira quais são:

  • caso sinta algum cheiro de gás e averiguar que todas as bocas de seu fogão estão desligadas, é essencial notificar os responsáveis, visto que pode haver algum vazamento;
  • é necessário observar as tubulações. Se você perceber que existe algum sinal de ferrugem, deve-se contatar imediatamente uma empresa especializada nesse tipo de manutenção;
  • caso a conta de gás apresente um aumento considerável que não tenha relação com a utilização do fogão ou forno, é um ponto a se preocupar, uma vez que pode ter algum vazamento no sistema.

Se houver a presença de um cheiro forte de gás no sistema de gás, alguns cuidados devem ser considerados. Veja quais são abaixo:

  • feche o registro;
  • é preciso se afastar do ambiente;
  • jamais acione interruptores de eletricidade;
  • não acenda fósforos ou isqueiros;
  • caso a chave geral estiver fora da casa ou apartamento, desligue-a. Além do mais, tenha cuidado com esse procedimento, uma vez que desligar essa chave pode promover a geração de uma faísca, o que provocaria o surgimento de algum incêndio;
  • entre em contato com a responsável pela distribuição e manutenção do gás;
  • se estiver em locais fechados, abra janelas e portas;
  • em situações mais graves, não deixe de contatar o Corpo de Bombeiros.

Agora, se já houver algum sinal de que esse vazamento apresenta combustão, é fundamental:

  • afastar-se do local;
  • se possível, feche o registro de gás;
  • retire materiais combustíveis, havendo a possibilidade;
  • desligue a chave geral da eletricidade;
  • chame imediatamente o Corpo de Bombeiros.

Caso em seu condomínio houver alguma suspeita de vazamento de gás, requisite o teste de estanqueidade — método que verifica se algo está estanque, sem vazamento, hermético —para que seja identificado o ponto exato de possível problema. É fundamental apontar que mesmo que não ocorra nenhuma suspeita de vazamento, esse teste é obrigatório e precisa ser feito a cada 5 anos.

Após o resultado do teste e, com isso, identificar a origem do vazamento, é necessário desligar o gás da unidade até que o conserto seja realizado. Se houver vazamento proveniente de algum apartamento com medidor alterado, mesmo com as válvulas fechadas e nenhum equipamento em funcionamento, você deve rapidamente entrar em contato com quem presta o serviço de gás canalizado para o seu edifício.

Enfim, o vazamento de gás é um grande problema e você deve tomar todas as providências para que isso jamais aconteça em seu condomínio. Lembre-se de que são vidas que podem estar em risco e a prevenção é a melhor opção para que nenhum problema ocorra.

E aí, gostou deste post? Compartilhe este texto em suas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto!