(ESTENDER + 500 PALAVRAS) VEJA POR QUE O ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E AMBIENTAL IMPORTA

  • Post author:
  • Post category:Gestão

Todo bom gestor sabe que o planejamento é uma etapa muito importante para um projeto ter sucesso. É preciso avaliar os benefícios diretos e indiretos dos investimentos e implantações de novas infraestruturas, como o estudo da viabilidade técnica e ambiental.

Afinal, é preciso que um projeto tenha um retorno maior do que os riscos que pode oferecer. Dessa forma, a partir do estudo de viabilidade técnica é possível reunir informações obtidas em pesquisas de campo, coletar dados, avaliar um futuro projeto, diagnosticar os problemas e definir as melhores soluções para o contratante e usuário.

Então, já deu para entender a importância do estudo de viabilidade técnica e ambiental, certo? Continue a leitura deste post e confira informações relevantes e compreenda ainda mais sobre o assunto!

O que é o estudo de viabilidade técnica?

O estudo de viabilidade técnica e ambiental é um documento que consiste em análises prévias de diversos aspectos antes da implementação de um projeto. A ideia é proporcionar mais conhecimento dos riscos, segurança na aplicação de investimentos e eficiência dos processos.

Esse estudo preliminar é referenciado em fatores socioeconômicos, de engenharia e questões ambientais, elaborado minuciosamente por análises de campo, desenvolvidas por uma equipe qualificada e multidisciplinar para obter um diagnóstico preciso.

O objetivo é identificar e fazer projeções seguras de todas as influências que podem afetar na implementação e andamento do projeto, bem como na sociedade e meio ambiente, atentando para fatores políticos, financeiros e leis aplicáveis.

O estudo de viabilidade fornece informações imprescindíveis para as demais etapas de projetos e para determinar se é tecnicamente viável colocar a ideia em prática. Além de apresentar informações suficientes para direcionar a escolha por meios mais econômicos, de menor impacto ambiental, social e que otimize os resultados.

Qual a obrigatoriedade e o que a lei diz a respeito?

Devido a grande preocupação com as questões ambientais e sociais, o estudo de viabilidade técnica se tornou indispensável para qualquer segmento, e uma garantia legal, já que é regido por leis e normas em âmbito municipal, estadual e federal.

Lidar com diferentes níveis de regulamentação exige atenção especial, principalmente pela variação regional das leis. O estudo de viabilidade pode ser solicitado para licenças ambientais estaduais e federais e pelo plano diretor municipal, entretanto, é essencial conhecer as obrigações específicas de cada local.

Quais os cuidados para realizar o estudo de viabilidade técnica?

Aspectos econômicos geralmente são o principal motivo de preocupação, no entanto, é preciso ficar atento a outros fatores ao realizar o estudo de viabilidade técnica. É necessário ter um planejamento específico e bastante cautela com os seguintes itens:

  • requisitos legais;
  • questões que envolvem a sociedade;
  • definição de prazos;
  • análise correta os indicadores;
  • contratação de profissionais e consultoria qualificada.

Quais os erros mais comuns e como evitá-los?

O estudo de viabilidade técnica é um documento que tem uma certa complexidade, por esse motivo é natural cometer erros que comprometem a qualidade e eficiência do trabalho. Os pontos mais comuns consistem em:

  • deixar de contratar profissionais especializados;
  • falta de acompanhamento;
  • prazos mal definidos;
  • erro na interpretação dos requisitos legais.

Como é um estudo de extrema importância, evitar erros é a garantia que você não vai ter prejuízos. Para tanto, elabore um planejamento detalhado, conte com uma equipe qualificada e forneça subsídios para levantar o maior número possível de dados técnicos, que vão proporcionar mais embasamento nas decisões.

Como o estudo ocorre?

Em geral, ele é dividido em 5 fases, primeiro são realizados estudos preliminares em que serão analisados os dados disponíveis sobre a infraestrutura, fontes externas especializadas e outras informações coletadas na área de segmento do projeto.

Na segunda fase, após a coleta de dados, eles são estudados para realizar um diagnóstico de um possível problema e propor as melhores alternativas como solução. Os impactos ambientais e sociais devem ser descritos para cada alternativa.

Na fase seguinte, deve ser realizada a coleta de dados no próprio local de execução do projeto, além da obtenção dos dados que não foram possíveis na primeira fase, porém são imprescindíveis para continuidade do trabalho.

Durante a quarta fase, após a coleta de todos os dados, são realizados os estudos necessários para que possam determinar as obras de adequação e construção necessária, além de estimar os custos com estudos de viabilidade ambiental, das obras, manutenção, supervisão, etc.

Por último, é preciso consolidar todos os dados e resultados de estudos nas etapas passadas para elaborar a análise econômica e mensurar os benefícios de cada alternativa.

Qual a importância do estudo de viabilidade técnica?

As informações fornecidas por um estudo de viabilidade dão suporte para a tomada de decisões, aplicação mais consciente de recursos financeiros e previsão da eficácia das atividades de um projeto. Além disso, é fundamental para definir ações de proteção ambiental e social.

Conheça mais sobre a importância do estudo de viabilidade técnica!

Saúde, segurança e bem-estar social

No quesito saúde, segurança e bem-estar social, o estudo de viabilidade técnica de um projeto não podia deixar de ser importante. Os benefícios de ter informações detalhadas antes de investir e iniciar as atividades contribui para todos.

Afinal, se considerar apenas o uso da água, sua exploração é muitas vezes inadequada e os centros urbanos contribuem de forma significativa para degradar e poluir ainda mais os recursos hídricos, o que afeta sua disponibilidade e qualidade.

Então, um estudo de viabilidade técnica para avaliar por meio de questionários, a implantação de um sistema de reúso da água cinza em descargas de bacias sanitárias seria fundamental, por exemplo.

Além disso, existem diversos outros problemas de saúde, segurança e bem-estar social que esse estudo pode ajudar a otimizar e reduzir as chances de erro, como o desenvolvimento de protótipos para a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

Analisar a viabilidade de investimentos em operadoras de planos de saúde, sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional, análise da implementação de sistemas de transporte ferroviário ou marítimo em determinada região etc.

Meio ambiente

Também é muito importante estar atento aos impactos que o seu projeto pode ocasionar no meio ambiente e quais outras ações são as mais indicadas para evitar isso.

Tais estudos são essenciais para nortear o futuro do seu negócio, estabelecer diretrizes e requisitos básicos para as próximas etapas de todo o processo e para conseguir obter a licença de execução.

Isso tudo é uma forma de evitar que você sofra custos desnecessários e seja barrado pela burocracia que envolve licenciamento ambiental. Um exemplo disso é a implantação de um terminal de cargas.

Com um estudo de viabilidade técnica e ambiental, é possível pensá-lo de uma forma mais logística, com áreas de apoio e sociais, para beneficiar a comunidade ali presente, construir equipamentos sociais, implantar unidades habitacionais, urbanizar uma possível favela e construir um parque linear.

Ter esse cuidado e enfoque social, adquirido por meio de um estudo de viabilidade técnica e ambiental, permite que o órgão que regula o meio ambiente possa licenciar o projeto de uma forma que o impacto seja o menor possível.

Além de incrementar os benefícios trazidos com o estudo e operá-lo de acordo com as premissas de sustentabilidade. Por isso, o Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) é fundamental para o sucesso de um projeto, já que as obras podem impactar significativamente no meio ambiente e ecossistema ao redor.

Então, são realizados diversos estudos de engenharia, condições socioeconômicas e meio ambiente. Para assim, identificar a alternativa mais viável entre as soluções elencadas para executar um projeto.

Para realizar esses estudos é preciso contemplar:

  • estimativa de custos para execução;
  • análise de valor de mercado para o projeto;
  • alternativas e cenários;
  • restrições do entorno;
  • programas de necessidade parlamentar;
  • levantamento de índices urbanos como o coeficiente de aproveitamento, coeficiente de permeabilidade, recuos, taxas de ocupação etc.;
  • conclusão sobre o escopo desejado e os recursos necessários.

Portanto, já ficou claro o quanto é essencial investir em um estudo de viabilidade técnica e ambiental como forma de aumentar a saúde, segurança, garantir o bem-estar social e econômico da população atingida pelo projeto e garantir as condições sanitárias.

Além disso, tais ações são importantes para otimizar os aspectos ecológicos do local, os recursos naturais presentes na área, as práticas e políticas de sustentabilidade. Garantindo que a legislação vigente seja aplicada, de acordo com a atividade exercida.

Então, executar um projeto que não realizou todos esses estudos para reduzir os impactos de cunho econômico, social e ambiental, que é já uma preocupação mundial, com certeza aumentaria significativamente os riscos das suas atividades.

Ainda mais devido ao fato de o aquecimento global estar cada vez mais forte, aumentando os riscos de seca e inundações, trazendo calor extremo e pobreza para milhões de pessoas. As atenções estão voltadas para amenizar essas questões e evitar que a sociedade e meio ambiente sejam prejudicados.

Por isso, é necessário um planejamento que vise a elaboração de projetos de modo que esses impactos sejam os menores possíveis. Evitando um cenário ainda mais devastador e sérios prejuízos. 

Alguns escritórios de arquitetura, como a Diretório da Arquitetura, oferecem expertise e segurança para todas as reformas e manutenção de condomínio, que inclui planejamento, execução e gerenciamento de toda obra para ajudar na realização do projeto e melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos.

Contar com um apoio profissional especializado para compor o estudo de viabilidade e todas as outras etapas de um projeto é fundamental, e a garantia que tudo será bem pensado e executado da melhor forma possível.

Agora que você entende mais sobre estudo de viabilidade técnica, entre em contato conosco e veja como podemos contribuir para aprimorar os resultados em suas obras e fornecer todo o apoio para sua empresa seguir uma trajetória de sucesso!