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Você compraria uma casa criada por um algoritmo ?

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O estresse que vêm com a compra de uma casa é algo que todos os interessados em adquirir uma propriedade tem medo. O longo processo de negociações entre compradores e vendedores, pagamentos adiantados e custos burocráticos elevados exigem um processo mais simples e conveniente nas transações imobiliárias. Os consumidores de hoje esperam um rápido retorno em todos os serviços, incluindo a compra de uma casa. Digite iBuyers e descubra como eles estão removendo os obstáculos em torno deste procedimento e tornando as avaliações e vendas de casas um processo mais automatizado.

Os iBuyers são empresas que usam tecnologia e algoritmos para fazer instantaneamente uma oferta no valor de mercado para sua casa. Embora a prática não seja nova e represente apenas cerca de 1% -6% de todas as vendas de residências nos Estados Unidos, no último ano, aqueles que procuraram escapar de cidades atingidas pela pandemia em busca de um estilo de vida mais espaçoso no subúrbios, se voltaram para os iBuyers a fim de adquirir casas mais rapidamente. O funcionamento desses serviços difere de empresa para empresa, mas em suma, eles avaliam rapidamente certas características da sua casa e fazem uma oferta. Se você aceitar a oferta, eles assumem a propriedade da casa e todas as responsabilidades associadas à revenda para outro comprador.

Embora possa parecer que a interseção entre tecnologia e edifícios ajudaria a resolver um problema comum para compradores e vendedores, as notícias recentes sobre a dificuldade da empresa Zillow com o iBuying está fazendo com que alguns reconsiderem e se perguntem se isso pode ser alguma promessa no futuro das transações imobiliárias. Uma das maiores críticas é a maneira como os algoritmos valorizam uma propriedade em detrimento de outra. Embora a tecnologia seja capaz de escanear rapidamente os preços de outras casas na região para fazer uma estimativa do valor do imóvel à venda, há pouco espaço para a subjetividade pessoal. O que uma pessoa pode gostar em uma casa pode não ser o que outra pessoa gosta, e o que essas empresas estão apostando é que serão capazes de encontrar a pessoa que deseja comprar aquela casa em particular. Entretanto, os pequenos diferenciais de projeto, como bancadas de cozinha, eletrodomésticos, acabamentos de banheiro, pisos, piscinas e o caráter estilístico geral de uma casa, detalhes que o algoritmo não diferencia, às vezes é justamente o que fecha o negócio para um comprador. Tirar o aspecto humano do processo de compra já provou ser um pequeno obstáculo para as empresas que estão lançando plataformas iBuying.

Outro problema que eles enfrentam é a volatilidade do mercado imobiliário conforme o novo cenário pós-pandêmico. Há apenas um ano, o mercado imobiliário estava aquecido e o volume de casas à venda não conseguia acompanhar a demanda, levando os preços a uma nova alta. Os compradores estavam fazendo lances rapidamente, às vezes pagando acima do valor de mercado na esperança de recuperá-las e vendê-las com um lucro maior. No entanto, o mercado imobiliário começou a esfriar, os preços estão se estabilizando e agora essas empresas têm duas opções: manter as casas acima do valor de mercado ou vendê-las com prejuízo.

Para algumas empresas, as perdas as fizeram reconsiderar seu modelo de negócios por completo. Zillow, até recentemente, comandava o segundo maior grupo de iBuying dos Estados Unidos. No entanto, no início deste mês, a empresa anunciou que fecharia todas as suas divisões de compra algorítmica e demitiria mais de 25% de sua força de trabalho, ao mesmo tempo em que vendia as casas que foram adquiridas. Mas outras empresas, como RedfinNow e Opendoor, tiveram sucesso em suas estratégias comprando casas lentamente, renovando-as em um lucro rápido e vendendo-as a um público-alvo.

iBuying não é para todos. Se você precisa fazer uma venda rápida e se sentir confortável com a tecnologia, não quer lidar com o incômodo dos corretores de imóveis que criam guerras de ofertas e não quer se preocupar se sua casa está sempre em perfeitas condições para exibições inconvenientes, então o iBuying pode ser uma opção viável. Se você deseja vender uma casa com um toque pessoal e não se importa com o longo processo em troca do potencial de um lucro maior, os métodos tradicionais podem ser os melhores para você. Independentemente disso, ainda não se sabe o quanto dessa nova estratégia da proptech começa a dominar a maneira como compramos e vendemos casas. Mesmo que isso perturbe o status quo, quantas pessoas se sentirão confortáveis removendo o aspecto humano de uma das coisas mais caras e de alto compromisso que irão adquirir?