Curva ABC na obra: entenda como se dá essa aplicação!

Um dos principais problemas encontrados por quem conduz uma obra é o gerenciamento dos custos, que é um aspecto fundamental para alcançar os objetivos e concluir um projeto dentro do planejamento e orçamento previsto.

Entretanto, existem ferramentas de gestão que permitem um controle orçamentário eficiente, ideais para otimizar os custos e direcionar as ações. Exemplo disso é a Curva ABC, que é uma grande aliada na construção civil.

Você sabe o que é a Curva ABC na obra e como essa ferramenta pode contribuir para o seu projeto? É uma forma inteligente de organizar o controle financeiro e ter benefícios importantes. Confira neste post tudo sobre o assunto!

Por que é importante ter um bom planejamento de obras?

Desenvolver um bom planejamento de obra consiste em prever as ações e os recursos necessários para executar todas as etapas de um projeto, em um prazo determinado de forma consciente e realista.

Esse fator faz do planejamento indispensável para qualquer obra, pois permite direcionar todas as fases da sua execução reduzindo as possibilidades de erros e garantindo o sucesso. Mesmo que imprevistos aconteçam, ter tudo bem-planejado contribui para atenuar seus efeitos.

Reduzir custos e desperdícios é o principal objetivo

O planejamento de obra tem como benefício específico evitar gastos desnecessários e desperdícios, o que é muito importante para cumprir o orçamento e atender às expectativas.

A Curva ABC é uma ferramenta de gestão que constitui todo bom planejamento, contribuindo de forma significativa para conseguir fazer a obra ou reforma que você deseja, dentro do seu orçamento.

O que é a Curva ABC?

Conhecida também como lei de Pareto e Princípio 80 – 20, a Curva ABC é uma metodologia que organiza os insumos e matéria-prima de uma obra em 3 classes, de acordo com sua significância e valor, assim avaliando o impacto de cada item no orçamento.

Classifica em um gráfico os custos da obra de forma decrescente, ou seja, todos os equipamentos, materiais e mão de obra em uma ordem unitária do maior para o menor, demonstrando quais são as prioridades e onde os custos devem ser otimizados para atender o orçamento estimado.

 Na prática, a Curva ABC subdivide os custos da seguinte forma:

  • classe A: elementos de maior valor ou consumo alto. Representam 50% do orçamento;
  • classe B: elementos de valor ou consumo intermediário. Representam 30% do orçamento;
  • classe C: elementos de valor ou consumo baixo. Representam 20% do orçamento.

Essa ferramenta gerencial é baseada no teorema do cientista político, sociólogo e economista italiano Vilfredo Pareto, desenvolvido após uma análise do cenário econômico na Itália no século XIX.

Qual a sua importância para a obra?

A análise da Curva ABC permite elaborar um orçamento bem estruturado e demonstra para o gestor quais são os itens que merecem atenção na hora de comprar ou contratar, para buscar o melhor preço e aproveitar melhor os recursos disponíveis para executar a obra.

É a partir do estudo da ferramenta ABC que tudo fica mais transparente, pois fornece e direciona informações para saber onde é possível reduzir gastos e desperdícios, controlar melhor os insumos, acompanhar as oscilações de preços no mercado e gerenciar o orçamento de forma eficaz.

Como organizar a tabela?

Para organizar a tabela da Curva ABC, é necessário estar com todos os orçamentos e composição das etapas de execução do projeto em mãos. O primeiro passo é organizar os itens em dois segmentos: materiais e mão de obra.

Crie uma planilha para cada segmento e relacione todos os custos, sempre do maior para o menor e, ao final da coluna, coloque o valor total. Feito isso, com base no valor total encontrado, calcule a porcentagem de cada item.

Após levantar a porcentagem dos itens, tanto dos materiais quanto da mão de obra e equipamentos, faça uma planilha com o percentual acumulado e os separe nas classes A, B e C, do mais caro para o mais barato.

Os itens com o percentual acima de 70% devem ser considerados classe A, entre os resultados de 50 a 70%, faça uma avaliação minuciosa e defina se algum é relevante e deve entrar na classe A, os que não se enquadram vão para a classe B. Itens até 20% se encaixam na classe C.

Elaborar a Curva ABC pode parecer uma tarefa difícil, porém, é simples de se aplicar e os benefícios são indispensáveis para qualquer projeto. Gerenciar os indicadores da sua obra de uma forma profissional e bem planejada é fundamental para ter bons resultados e alcançar seus objetivos.

Quais os benefícios da aplicação?

Independentemente do porte, aplicar a Curva ABC na obra ou reforma proporciona diversos benefícios, dentre eles, saber exatamente onde focar para reduzir os custos sem comprometer a qualidade dos serviços.

Além disso, oferece vantagens como:

  • redução de desperdícios;
  • lucratividade;
  • melhor direcionamento de investimentos;
  • controle total do orçamento;
  • economizar na obra ou reforma;
  • identificar insumos mais relevantes;
  • cronograma de obras eficiente e pontual;
  • reduz as possibilidades de impactos negativos e prejuízos.

Por que o apoio profissional é a melhor solução para a gestão da obra?

Desenvolver uma obra ou reforma com um planejamento eficiente e boa aplicação da Curva ABC, evitando atrasos, desperdícios de materiais e otimizando os recursos financeiros, é o objetivo de todos. Principalmente diante de um cenário de incertezas, onde toda economia é bem-vinda.

Nesse contexto, contar com o apoio de uma empresa de confiança para gerenciar a sua obra, seja no condomínio, ambientes comerciais, institucionais ou corporativos é a melhor alternativa, pois garante que você vai usufruir de todos os benefícios de um trabalho profissional, aplicando da melhor forma a Curva ABC para ter o máximo de eficiência e economia, sem perder a qualidade dos materiais e serviços.

A Diretório da Arquitetura é uma empresa com grande experiência no setor da construção civil, atuando como consultoria em arquitetura e engenharia, desenvolvendo projetos que alinham funcionalidade, estética e qualidade.

Se você deseja uma obra mais eficiente, o ideal é ter apoio de profissionais qualificados em todas as etapas do seu projeto, seja em estudos preliminares, pré-projetos, projetos básicos, projetos executivos, memoriais descritivos, laudo técnico ou aprovações.

Portanto, os benefícios de uma boa gestão e aplicação adequada da Curva ABC na obra são muito mais efetivos com o direcionamento profissional de uma consultoria — serviços inteligentes e modernos para ter economia e resultados incríveis.

Gostou do post? Agora que você já sabe sobre a Curva ABC e percebeu como ela pode ser eficiente para a gestão de uma obra, entre em contato conosco agora mesmo, conheça os nossos serviços e saiba como podemos ajudar no crescimento do seu negócio!