You are currently viewing Decoração infantil para quarto: 4 dicas para escolher o melhor tema
Céu Taipas

Decoração infantil para quarto: 4 dicas para escolher o melhor tema

Se você pensa em redecorar o quarto do seu filho ou se prepara para a chegada do pequeno, deve se sentir muito confuso com tantas possibilidades de decoração infantil para quarto. Realmente, são muitos caminhos viáveis para escolher uma temática para o ambiente, mas pode se tranquilizar porque, neste post, a gente ajuda você a encontrar a melhor opção de tema.

Preparamos 4 dicas essenciais para a sua jornada de definição de tema e você pode conferi-las agora. Sendo assim, siga a leitura e aproveite todo esse conhecimento!

1. Defina as cores

O primeiro passo para construir um quarto infantil temático é definir a paleta de cores do ambiente, já que é ela que dará o tom para o quarto. Perceba: paredes brancas, bege ou tons pastéis oferecem um ar calmo e tranquilo para o local. Já cores vivas, como amarelo, laranja, verde e rosa, definem um ambiente mais divertido e alegre. 

2. Inclua objetos e espaços interativos

O quarto da criança deve ir além de uma estética agradável: é preciso transformar esse ambiente no lugar preferido do pequeno e esse é exatamente o desafio da decoração infantil para quarto. Contudo, uma das melhores estratégias para encantar a criança e convencê-la de que o seu quarto é o melhor lugar do mundo é equipar o local com possibilidades interativas.

Veja a lista de ideias:

  • tapete com estampa de amarelinha;
  • parede de quadro negro;
  • cama com escadinha e escorregador etc. 

3. Use o modelo montessoriano

Você conhece o conceito montessoriano? Essa técnica preza que os objetos e os móveis se mantenham na linha dos olhos da criança, a fim de oferecer diversos estímulos e proporcionar a liberdade de explorar e criar no espaço. Sabendo que o conceito afirma a autonomia do pequeno, os móveis devem considerar a exploração.

Assim, é necessário que a altura seja coerente com a da criança e os acabamentos seguros (manter as quinas arredondadas, por exemplo). Outro ponto é a cama, que permanece no chão, assim a criança pode subir, descer e rolar na cama sem a interferência de um adulto. 

4. Considere o que a criança gosta

É claro que a estrela principal desse ambiente é a criança, por isso, os seus gostos devem prevalecer em qualquer cantinho do quarto. Assim, converse com o pequeno sobre os seus personagens favoritos e seus gostos pessoais (por que você decoraria o quarto com carrinhos se a criança é apaixonada por dinossauros?).  

Se a sua leitura chegou até aqui, você descobriu qual é o melhor jeito de definir a temática da decoração infantil para quarto. Não se esqueça de conferir as tendências de temas para os espaços e se divertir com o pequeno no processo de construção do seu quarto, combinado?

Falando em construção, os revestimentos do quarto também têm papel essencial para garantir um quarto agradável e confortável à criança. Siga a leitura e conheça os principais tipos de piso para quarto!