Gestão integrada na construção civil

Diante do atual cenário corporativo, em que as empresas estão cada vez mais competitivas e sempre em busca de melhoria contínua e inovação de processos, os Sistemas de Gestão Integrada (SIG) ou também conhecidos como Enterprise Resource Planning (ERP), tem sido muito utilizado pelas empresas em diferentes segmentos de negócio. No ramo de construção civil não tem sido diferente, as construtoras buscam se adequar a essa tecnologia, com o objetivo de alcançar otimização de seus processos, ganhos de produtividade e qualidade, redução de custos, vantagem competitiva e apoio na tomada de decisão. 

A gestão integrada na construção civil consiste na prática de usar ferramentas inovadoras, sistemas e medidas que, em conjunto, permitem que a construtora tome decisões levando em consideração como cada aspecto do projeto afeta o todo.

Quando se fala em gestão integrada, automaticamente nos referimos aos softwares que permitem que todas as áreas de uma organização sejam englobadas em um único sistema, proporcionando um ambiente de trabalho uniforme, em que todas as informações necessárias ficam disponíveis para que os gestores as consultem a qualquer hora e em qualquer lugar.

No setor, o recurso é conhecido como SGI, ou Sistema de Gestão Integrada. Basicamente, a sua função é contemplar processos de gerenciamento de qualidade, segurança e saúde no trabalho, questões ambientais e sustentabilidade, entre outros assuntos.

Esse formato de gestão permite que o controle das informações, tanto da obra como de outros departamentos da empresa, sejam centralizadas, facilitando o trabalho dos gestores e, dessa forma, melhorando a tomada de decisões e a produtividade do negócio.

 

Um dos pontos altos de implementar esse tipo de sistema na construção civil é o fato de que os processos operacionais passam a ser padronizados, isto é, começam a seguir parâmetros estabelecidos com a finalidade de reduzir desperdícios, otimizar o uso de materiais e melhorar o aproveitamento da mão de obra especializada.

A implementação de um sistema de gestão integrada, ou seja, a adoção da tecnologia na construção civil, é o melhor caminho para unificar os processos operacionais, padronizá-los, acompanhar o canteiro de obras e integrar todas as informações da empresa em um único ambiente inteligente e automatizado.