Gerenciamento de obras: entenda o que esse serviço pode fazer por você

Construir é sempre uma grande responsabilidade. O tempo de entrega da obra é importante, sem deixar de lado a qualidade e a garantia de um bom resultado. Nesse panorama, é fundamental contar com alguns serviços que visem esses objetivos, como é o caso do gerenciamento de obras.

Geralmente quando o assunto é construção, logo pensamos em ter uma equipe completa, esquecendo do gestor de obras, que é uma figura-chave para que tudo ocorra conforme o planejado — e para que haja um planejamento consistente. Então, preparamos este conteúdo para você ficar por dentro desse assunto: continue lendo e se atualize!

O que é gerenciamento de obras?

A essa altura, você deve se perguntar: mas o que caracteriza esse gerenciamento de obras? Pois bem. O serviço do gestor de obras — ou da equipe por trás dessa atuação — é atuar na estratégia da sua construção. Em outras palavras, o gerenciamento cria planos de execução, pensando no melhor aproveitamento de recursos.

Quando falamos em “recursos”, não abordamos apenas a questão monetária. O orçamento e a previsão financeira não ficam de fora, também são abordados fatores como a administração do tempo, bem como o cronograma de cumprimento da obra, além da gestão de pessoal. 

Qual é a importância desse serviço?

Quando você inicia uma obra, há um objetivo X em mente, além de metas de execução e realização. O gerenciamento de obras tem, justamente, a função de acompanhar essas etapas e cenários, alinhando os procedimentos e operações de forma que tudo saia como planejado. 

Dessa forma, não é preciso se preocupar com problemas no decorrer da obra, já que você tem ali uma equipe expert pronta para prever e resolver qualquer impasse, usando todo o conhecimento para orientar você na tomada das melhores decisões. O gestor de obras também alinha as diretrizes da construtora com as expectativas do contratante.

Quais são os benefícios dessa contratação?

Vamos falar um pouco sobre as características do gerenciamento de obras? Vale lembrar de que engenheiros civis e arquitetos são os profissionais aptos para coordenar a implementação do projeto de construção. 

Preparamos tópicos sobre as vantagens de contratar esse serviço, nos quais abordaremos sobre as funções práticas desse gestor e/ou equipe. Veja a seguir! 

Garantia da segurança

Antes de qualquer coisa, é importante falar sobre a segurança da obra. Tanto em respeito à equipe quanto por conta da atenção aos regulamentos vigentes da área, é fundamental contar com alguém capacitado para olhar os aspectos de segurança bem de perto.

Quando você contrata o gerenciamento de obras pode tirar essas preocupações da sua cabeça, inclusive referentes à procedência dos materiais e atendimento às normas. Com a força de trabalho sendo gerida corretamente e os equipamentos em dia, acidentes e incidentes são evitados. Só vantagem!

Alinhamento do projeto

Quais foram os combinados e exigências previstas em contrato? O gestor de obra tem o papel de alinhar o projeto e garantir que ele seja tecnicamente cumprido. O cliente, dentro desse contexto, pode ficar tranquilo em relação a isso, pois há uma equipe especializada para interpretar e garantir todo o cumprimento legal.

A qualidade também entra em jogo nesse aspecto. O gerenciamento cuida para que a mão de obra especializada seja contratada, de forma que as etapas sejam desempenhadas de forma fiel ao projeto. Com uma visão expert, mesmo que mudanças sejam necessárias, isso não afeta o resultado esperado da obra.

Redução de custos

Você certamente já ouviu aquela história de alguém que começou uma obra com um orçamento X, aí surgiram outros itens e mais despesas, e no fim das contas, ele gastou muito mais que o previsto inicialmente. Então. Controlar os custos e garantir a redução deles é um dos maiores benefícios do gerenciamento de obras.

Fatores como atrasos, riscos na contratação, problemas com tributação, entre tantos outros, podem encarecer sua obra. Principalmente por tratar-se de questões muito técnicas, é bom ter alguém em quem confiar para resolver e evitar prejuízos. Quando o serviço é aliado à construtora, é mais simples decidir caminhos econômicos.

Controle dos materiais

Você sabia que o gerenciamento de obras também controla o estoque de materiais? Além de fazer a gestão de compras, evitar o desperdício também é uma forma de economizar. É importante saber o que entrou e no que o dinheiro foi investido, acompanhando o uso de cada elemento.

Dessa forma, a necessidade de aquisições fica mais clara. A mão de obra também fica sob controle nesse sentido, pois você consegue acompanhar a progressão da obra de acordo com quanto material é gasto, podendo analisar se há produtividade na execução.

Otimização da construção

O gestor de obras cuida de todos os processos e do cronograma de execução de projetos. Assim, problemas podem ser previstos e evitados. Quando você antecipa algum erro ou falta, é capaz de resolver ou amenizar impactos negativos daquilo que seria um imprevisto e pegaria todos de surpresa.

A verdade é que o gerenciamento de obras pode resolver questões antes mesmo da execução começar, evitando que a construção tenha um início bagunçado e com probabilidade de erros e prejuízos no caminho. Um bom alinhamento entre construtora, projeto e cliente faz toda a diferença.

Tranquilidade para construir

Já notou que a ideia de construir caracteriza o sonho de muita gente, mas também traz muitas inseguranças e medos por investir em “algo incerto”. Essa sensação não deveria existir, porque iniciar uma obra — e pensar nos frutos da construção — é uma realização: não se permita perder isso por conta de estresses e medos.

Por isso, é fundamental contar com uma equipe especializada e com um bom serviço de gerenciamento de obras. Sendo assim, fazer essa parceria também é uma forma de garantir a paz e aproveitar o momento. Ter uma obra organizada, entregue com qualidade e dentro do prazo com certeza vale a pena. Você concorda, certo?

Nós temos todas as ferramentas necessárias para entregar essa realidade a você, seja em seus projetos pessoais, seja na sua atuação enquanto decisor do condomínio. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar nessa missão!