[ESTENDER+500] Como funcionam as etapas de um projeto de arquitetura

  • Post author:
  • Post category:Gestão

Entender o que o projeto de arquitetura significa é importante para conhecer todas as etapas da realização das edificações em um condomínio. Dessa forma, é possível compreender a importância de contratar um escritório de arquitetura, comparar propostas e saber quais serviços serão necessários.

É por meio desse plano que o profissional concretiza a ideia do cliente, determina a funcionalidade, estética, harmonia e a qualidade de acordo com a função do empreendimento idealizado. Ele é o condicionante dos demais planejamentos que abrangem o setor da construção civil.

Os projetos arquitetônicos são compostos por fases que constituem a coleta de informações, o desenvolvimento de estudos e trabalhos técnicos e pela entrega dos produtos finais. Continue a leitura e compreenda melhor como eles funcionam!

Etapas do projeto arquitetônico

Cada projeto de arquitetura é único e, dependendo das suas características, podem ocorrer algumas variações. Conheça melhor cada fase a seguir.

Definição das necessidades

No primeiro estágio, o cliente informa suas necessidades e quais são os objetivos da construção. No caso de casas e prédios, por exemplo, é feito um levantamento a respeito do número de quartos, banheiros, padrão de acabamento, entre outros detalhes relevantes. Depois, são realizados os cálculos iniciais sobre a expectativa de investimento na obra e a metragem esperada.

Com todas as informações em mãos é possível analisar a viabilidade da execução de todos os pontos que o cliente deseja. Caso contrário, é preciso avaliar a possibilidade de redimensionar o projeto ou aumentar o aporte financeiro para efetivar o empreendimento.

Levantamento

Nessa etapa, são feitas as pesquisas referentes aos dados necessários para iniciar o estudo do projeto, como levantamentos topográfico e planialtimétrico do terreno. Se for necessário, a equipe vai até o local onde a obra será realizada para ter um maior conhecimento do contexto em que as edificações serão feitas.

Estudo preliminar

Nesse momento começam os estudos iniciais. O profissional analisará a orientação do sol, as oportunidades que o local oferece — como incidência de correntes de vento e vistas privilegiadas —, entre outras. Depois, são geradas as primeiras plantas para o condomínio, sejam elas mais simples ou mais complexas, dependendo da necessidade.

Nesses desenhos são expostas as áreas internas e externas do projeto. Dessa forma, é possível medir a metragem total que será construída e, assim, calcular o custo final estimado da obra.

Com as primeiras plantas, a equipe e o cliente podem debater e avaliar quais são os pontos positivos e quais são os pontos negativos da construção. Os positivos podem ser aprofundados e os negativos devem ser aprimorados ou descartados.

Se for necessário, novas propostas podem ser desenvolvidas até que todas as partes estejam satisfeitas com o resultado e seja possível partir para o aprofundamento do plano.

Anteprojeto

Essa etapa começa a ser desenvolvida logo após a aprovação do estudo preliminar. Nele, são detalhados todas as instalações, elementos e componentes essenciais para a compreensão do cliente, que deve aprovar a versão final.

Após a aprovação, as plantas produzidas durante esse estágio são enviadas para as equipes que ficarão responsáveis pelos projetos hidrossanitário, elétrico, estrutural, preventivo de incêndio e demais desenhos complementares que forem necessários.

Após a conclusão, eles são enviados para a equipe responsável por adequá-los com o programa em desenvolvimento. Dessa maneira, tudo ficará interligado de forma harmônica e funcional.

Projeto Legal

A parte legal cumpre com as obrigações jurídicas para aprovação e formalização do projeto arquitetônico. É nessa etapa que se obtém as licenças e alvarás da obra, portanto, ele deve ser executado de acordo com as normas dos órgãos municipais competentes.

Nessa fase também é necessário apresentar os dados da documentação jurídica e cadastrais do condomínio e do pagamento das taxas e emolumentos legais, todos a cargo do cliente. Os contratos devem ser formatados de acordo com a legislação vigente e da forma exigida pelo órgão fiscalizador responsável.

Projeto Executivo

O projeto executivo é o conjunto de todos os documentos técnicos — como desenhos, memoriais e especificações — necessários para a execução do trabalho. Eles são enviados para o canteiro de obras e devem ficar sob a responsabilidade do responsável técnico pela realização do empreendimento.

A obra só deve começar após todas as plantas referentes ao plano executivo estarem concluídas e entregues à equipe que ficará responsável pela sua efetivação.

Acompanhamento

Acompanhar a execução da obra é uma etapa que complementa a anterior. Os profissionais devem acompanhar todas as fases da construção, assim como orientar e supervisionar todos os funcionários envolvidos nos serviços, a fim de assegurar a qualidade e a correta realização dos trabalhos.

Motivos para elaborar um bom projeto de arquitetura

A segurança é um dos pontos mais importantes ao se pensar em construção civil. Contar com colaboradores qualificados e que estejam responsáveis por todo o processo de estudo e execução da obra é fundamental para garantir um condomínio mais seguro.

Um plano bem feito e bem executado evita erros, desperdício de materiais e, consequentemente, de dinheiro. Assim, os condomínios bem planejados apresentam um ótimo custo-benefício.

Além disso, investir em um empreendimento de qualidade é fundamental para que os ambientes sejam dimensionados corretamente, evitando desperdícios de áreas. Por meio dos projetos arquitetônicos é possível pensar, inclusive, na acessibilidade do condomínio.

Importância de contar com uma empresa especializada

Independentemente do tamanho e da complexidade do projeto, é fundamental contar com uma empresa respeitada e consolidada no mercado. Com uma equipe multidisciplinar, os escritórios de arquitetura e urbanismo — como a Diretório — contam com diferentes especialidades que atendem completamente às suas necessidades.

Os profissionais da área possuem uma formação única. Dessa forma, eles conseguem unir técnica, criatividade e percepção estética, garantindo um resultado belo, funcional e sustentável. Buscar soluções inteligentes tornam o empreendimento muito mais valioso.

Motivos para contar com um arquiteto na sua obra

Encontrar e contratar uma equipe competente pode definir o futuro da obra. É justamente por isso que você deve priorizar a presença de um arquiteto na execução do projeto. Quer saber outros pontos que devem ser levados em consideração? Separamos 5 motivos que vão fazer você compreender a importância desse profissional. Confira!

Planejamento

A etapa do planejamento é uma das primordiais para definir o que acontece depois. Nesse momento, o arquiteto usa um dos seus principais poderes da profissão: entender os desejos e necessidades do cliente e viabilizar a execução. É exatamente como se traduzisse a linguagem do cliente para uma língua de processos técnicos.

Outro ponto que é definido no planejamento e que demonstra bastante importância na contratação desse profissional é a coordenação do trabalho. Aqui, o arquiteto faz um cronograma de obra, sempre prezando os recursos disponíveis. Afinal, economia também é um objetivo da profissão, além de ser um motivo para você contar conosco. 

Economia

Você certamente já ouviu falar sobre uma obra que custou muito mais do que deveria. Esses casos são bastante comuns e, vale saber, o problema poderia ter sido prevenido apenas com a contratação de uma boa equipe de arquitetura. Ao contar com os serviços de um profissional experiente e expert, você se beneficia do conhecimento que o forma.

O bom trabalho de um arquiteto inclui um projeto correto e um planejamento ideal, ofertando auxílio para o cliente na hora de definir uma mão de obra qualificada, nos momentos da compra de materiais na quantidade certa etc. Além do mais, refletindo sobre o conteúdo de um bom arquiteto, é possível ter acesso a boas ideias econômicas e sustentáveis

Segurança

Além de proteger o bolso do cliente, manter a segurança durante as obras e após a finalização também é uma missão do arquiteto. Obviamente, só é possível ter a segurança garantida ao contar com um superplanejamento e uma obra muito bem executada (dois pontos que a arquitetura deve se responsabilizar).

Saiba que a responsabilidade técnica dos serviços prestados na obra deve ser registrada pelo arquiteto em questão. Nesse momento, o autor deve garantir a segurança patrimonial, jurídica e técnica ao cliente e ao imóvel, em frente ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo. 

Conforto

Você, independentemente de onde deseja reformar, quer conforto. Além do que pode ser ofertado por poltronas e redes, é possível ter acesso a um ambiente confortável de diversas formas, e é de responsabilidade do arquiteto viabilizar todas elas. Conheça quais são as categorias de conforto em uma obra arquitetônica:

  • conforto ambiental: está ligado à satisfação das pessoas ao estar no local. Aqui, o profissional deve estudar as condições climáticas do lugar, a luminosidade, a acústica e o tornar possível a redução de poluentes ao meio-ambiente;
  • conforto-bem-estar: o gosto do cliente precisa ser observado e incluído no projeto. Tudo o que estiver interligado ao conforto e comodidade no espaço. Questões como aproveitamento dos espaços e distâncias e dimensões corretas dos móveis e eletrodomésticos são observadas nessa categoria;
  • conforto-economia: as moradias mais simples e não tão caras não correspondem a locais desconfortáveis. O profissional, nesse caso, deve priorizar dignidade ao morar e ao viver-bem;
  • conforto-higiene: categoria relacionada ao bem-estar e saúde dos moradores e visitantes. Tópicos como iluminação natural, ventilação e dimensões das aberturas (portas e janelas) são discutidos.

Se você chegou até aqui, deve ter notado que o projeto de arquitetura vai muito além de um desenho da construção. Ele inclui diversas fases que devem ser executadas com atenção e compromisso, para garantir a satisfação e o conforto do cliente. Por esse motivo, é essencial contar com profissionais capacitados para assegurar os melhores resultados.

Falando nisso, que tal entrar em contato com a nossa equipe e entender como podemos ajudar no seu próximo projeto? Estamos à disposição!